quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caracterização da Escola

Ao denominar esta instituição de ensino de Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, os administradores da Secretaria Municipal de Educação homenageiam o educador e filósofo brasileiro, o professor Paulo Reglus Neves Freire, por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
O Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CMEPPF), autorizado por portaria do Conselho Municipal de Educação - CME nº008/99, com cadastro MEC/INEP 29361923, apresenta em 2009 IDEB 3.2 (anos iniciais ) e 3.3( anos finais), oferece Ensino Fundamental de 9 anos e Educação de Jovens e Adultos. Localizada na zona urbana de Vitoria da Conquista-Ba, na Avenida Amazonas, s/n, Urbis IV, Bairro Zabelê, CEP 45 000-000, telefone (77) 3426 1601 e e-mail escolacaic2010@hotmail.com.
É uma escola que possui estrutura física ampla e foi construída na época do governo do então presidente Fernando Collor de Mello, o qual era denominado de CAIC – Centro de Assistência Integrada à Criança -. O prédio ficou abandonado por alguns anos, sendo, em 1997, ocupado pela comunidade circunvizinha, que realizou mutirão para limpeza do prédio, e acionou a Administração Municipal da época para fazer funcionar como escola do município. Foi então dado o nome de Paulo Freire e atende a crianças, jovens e adultos, no ensino fundamental, de bairros periféricos da região oeste de Vitória da Conquista – BA (Senhorinha Cairo; Miro Cairo; Vilas Serranas I, II, III, IV; Remanso e as URBIS IV e V) e também de outros bairros, cujos pais acreditam no trabalho pedagógico da escola, totalizando um contingente de aproximadamente 1180 alunos matriculados no ensino fundamental do 1º ao 9º ano e Eja, divididos nos três turnos. No diurno, funcionam os Ciclos I, II, III e IV, e no noturno funciona a Educação de Jovens e Adultos, segmentos I e II.




Um comentário:

  1. Muito boa a publicação sobre a escola. Todos os profissionais estão de parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido.
    Gildijoney

    ResponderExcluir