As funções sociais que as famílias ocupam e o grau de instrução são variados.Há pais subempregados, desempregados, ao lado de pais bem situados economicamente, assim como pais que tem curso superior ou estão cursando uma faculdade, ao lado de outros analfabetos e semi-alfabetizados.
Para conhecer essa pluralidade, observamos a saída dos alunos, no final do turno: alunos que vão a pé, sozinhos; que vão a pé com um familiar; que saem de bicicleta, ônibus, transporte escolar, carroça, táxi, carro particular. Através da observação, foi possível descobrirmos a estrutura familiar: famílias padronizadas, novos modelos familiares, pais ausentes; avós-mães, enfim, um panorama típico dos modelos familiares pós-modernos.
As moradias também são variadas. Embora sejam bairros periféricos, há boas construções, com casas bem arejadas e arquitetura planejada. Por outro lado, há residências precárias, sem iluminação e ventilação adequadas, sem instalações higiênicas própria. A comunidade tem a sua disposição os postos de saúde para o atendimento ambulatorial e odontológico. Quanto ao saneamento básico, ainda está sendo implementada a rede de esgotamento sanitário, mas até o momento as casas utilizam fossas e há muita água servida escorrendo pelas ruas dos bairros do entorno da escola em questão. Essa situação sanitária aumenta a incidência de doenças e favorece o aparecimento de insetos.
Quanto à opção religiosa, existe uma diversidade de credos: espíritas, umbandistas, candomblé, no entanto, notamos uma preferência pela religião cristã.
No que tange as oportunidades de lazer e entretenimento, a comunidade não tem muita opção no entorno. Destaque para algumas academias de esporte, uma praça, alguns trailer, e uma pizzaria.
Observamos que a comunidade, sobretudo masculina, exibe um gosto pela prática do futebol e futsal, e utilizam a quadra do CAIC nos finais de semana.