A comunidade escolar tem como valores:
Valor nº 1. Liberdade – a educação deve trabalhar na perspectiva libertadora, pois as crianças e adolescentes precisam aprender a fazer escolhas. Ao exercerem esse direito aprenderão a auto-administrar-se. “Sem liberdade, o ser humano não se educa. Sem autoridade, não se educa para a liberdade.” (Jean Piaget)
Valor nº 2. Solidariedade – o ser humano é capaz de desenvolver a virtude da solidariedade na interação como meio social e a escola deve, por meio do seu trabalho pedagógico, sugerir caminhos para a formação de pessoas não apenas autônomas, mas também solidárias. A cooperação deve ser utilizada como estratégia para construção dessa virtude.
"A solidariedade é um estilo de vida que põe em ação todas as dimensões de nossa existência." (Luis Aranguren Gonzalo)
Valor n° 3. Humanidade – Educar para a humanização requer dos educadores uma postura ética frente aos problemas da humanidade. Incentivar as crianças e os jovens a terem respeito e compaixão pelo ser humano, pelos animais e pelo meio ambiente. Promover atividades que desenvolvam habilidades e competências a fim de que esses jovens saibam enfrentar os desafios globais, além de buscar soluções para um mundo mais harmonioso. Neste sentido, torna-se imprescindível que o princípio da democracia participativa reafirme a educação como um direito de todos os cidadãos cuja concepção de educação se fundamente na emancipação e libertação de sujeitos livres, críticos e criativos, de modo a transformar a realidade na construção de uma sociedade mais humana e justa. Uma educação que se torne a base para um desenvolvimento social igualitário, ambientalmente sustentável, economicamente justo e solidário.
“Os indivíduos conhecem, pensam e agem segundo paradigmas inscritos culturalmente neles.” (Morin, 2004)